Curiosidades da Asia

Mais atualizações Tem coisas que muitos já sabem e coisas que muitos não, mas por que eu postei, por que se você realmente ama a coreia do sul como seu próprio pais, não deve apenas saber sobre sua musica, estilo e culinária e sim sobre sua historia em um todo isso sim e amar.



O nome oficial do país é República da Coréia.

A capital da Coréia do Sul é Seul.

O primeiro reino da Coréia (que, apesar de nos dias atuais ser separada politicamente em duas Coréias, é formada por uma só etnia) foi fundado no ano de 2.333 a. C., aproximadamente.

Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coréia era dominada pela China.

A Península da Coréia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi dividida em dois países: Coréia do Sul (capitalista) e Coréia do Norte (comunista).

Tanto a Coréia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra) quanto a Coréia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reinvidicaram a soberania sobre toda a Península da Coréia, o que deu origem a futura Guerra da Coréia.

A Guerra da Coréia matou mais de 3 milhões de coreanos.

Efetivamente, a Guerra da Coréia nunca acabou. Na prática, Coréia do Norte e Coréia do Sul ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz.

Coréia do Norte e Coréia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.

A divisão da Coréia em dois países separou milhares de famílias. Os reencontros de parentes (muitas vezes televisionados) são marcados por forte emoção (ou seja: são marcados por muitas lágrimas).

Imagine como seria uma sopa de cachorro. Para nós, ocidentais, esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado energético e, de acordo com as crenças locais, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne de au-au, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.

Outra “iguaria” muito apreciada nas duas Coréias é o sannakji. O sannakji é um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia.

O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países - os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o coreano Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.

Os coreanos apreciam uma bebida doce e leitosa feita a partír da fermentação do arroz chamada makkoli. Outra bebida bastante apreciada na peninsula coreana é o soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce. Feito com frutas como a framboesa, o bokbunja é uma espécie de vinho coreano.

Apesar de ser um país de longa tradição budista, a maior parte dos sul-coreanos é cristã.

A cinco maiores cidades sul-coreanas são Seul, Busan, Daegu, Incheon e Gwanju.

A Coréia do Sul possuiu o maior acesso per capita de banda larga de todo o mundo. Seul é considerada a capital mais “conectada” do planeta.

O esporte nacional da Coréia do Sul é o tae-kwon-do.

O primeiro cão clonado do mundo foi gerado na Coréia do Sul.

Dois dos maiores parques de diversões do mundo, o Lotte World e o Everland, ficam na Coréia do Sul. O Everland é o sétimo parque mais visitado do mundo e o Lotte World, o nono.

Coréia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.

A Coréia do Sul é um dos poucos países “homogêneos” do mundo, isto é, em que praticamente toda a população (98%) pertence à mesma etnia.

Ao contrário da escrita chinesa (e japonesa, que recebeu forte influência da China), que utitiliza ideogramas para representar idéias, a coreana usa símbolos que representam sons. Podemos dizer, portanto, que a escrita sul coreana se parece mais com a portuguesa do que com a chinesa.

A bandeira sul-coreana (imagem acima) possuiu um forte simbolismo. O círculo no centro representa o yin e o yang (símbolos taoístas que representam os opostos absolutos) e o trigramas dos cantos simbolizam o céu, a terra, o fogo e a água.

A economia sul-coreana é a quarta maior da Ásia e a 13a maior do mundo.

Empresas coreanas famosas no Brasil: Hyundai, Kia, Daewoo, Samsung, Hyosung e LG. Detalhe: apesar de serem concorrentes no Brasil, Hyundai e Kia fazem parte do mesmo conglomerado industrial.

Obs: todos os dados são de 2011.


Créditos ao: Mais Que Curiosidade 
________________________________________________________________________________
A quanto tempo eu não trago algumas curiosidades, hoje eu trouxe esses e ainda pretendo trazer mais hoje :D

Curiosidades
Parque erótico na Coréia do Sul


 Apesar do que muito se fala da população asiática ser muito reprimida quanto ao sexo, o parque Jeju Loveland que se localiza em Cheju, na Coréia do Sul conhecido também como “Love Land” é um dos poucos parques temáticos de esculturas eróticas em todo o mundo e conhecido como um centro de educação sexual para recém-casados. São diversas estátuas para interação e apreciação do público.



  Algumas curiosidade sobre a Coréia do Sul


63% de todos os coreanos fazem todos os pagamentos por telefone (hipoteca, energia, etc.).
Um popular prato da Coreia do Sul é a lula viva, que é comida ao vivo!
O segundo carro mais procurado na Coréia do Sul não é uma Ferarri, mas sim um "solid pro", carro do jogo virtual Kart Rider.
O Lineage, um jogo virtual multi-jogador na Coréia do Sul, tem 14 milhões de jogadores, duas vezes mais que o famoso World of Warcraft.
O esporte nacional da Coréia é o Tae-Kwon-Do.
É possivelmente o país com a mais desenvolvida estrutura Tecnologia da Informação existente.
Um quinto da sua população reside em Seul.
O primeiro cachorro clonado do mundo nasceu na Universidade Nacional da Coréia.
 Cerca de 2 milhões de cães são mortos brutalmente por ano na Coreia do Sul

Aproximadamente 5 mil cães são estrangulados, eletrocutados e espancados até a morte diariamente na Coreia do Sul. Por ano, são cerca de 2 milhões de cães brutalmente mortos. Tudo para manter a indústria da carne de cachorro no país.


O governo sul-coreano aceitou as Leis de Proteção Animal, que tornam a tortura um crime, mas essas leis nunca foram devidamente aplicadas no país. A indústria de carne de cachorro continua a prosperar e as autoridades são relutantes e indiferentes à sua proibição.
Embora seja proibido o anúncio nas principais ruas ou mesmo em idioma inglês, cerca de 6 mil restaurantes hoje servem carne de cachorro na Coreia do Sul. E não são fechados.
Apenas durante as Olimpíadas de Seul em 1988 e na Copa do Mundo de 2002, restaurantes que serviam carne de cachorro foram obrigados a fechar temporariamente, com medo da mídia internacional presente na Coreia do Sul.


A vida dos cães na Coreia do Sul



Este vídeo mostra imagens de cachorros na Coreia do Sul. Eles são confinados em fazendas de criação, onde recebem comida em quantidades que mal dão para se alimentarem, e ficam presos em espaços pequenos, onde não podem mover-se.
Muitos cães são criados para a indústria da carne, mas alguns são animais de estimação vendidos aos comerciantes de carne de cachorro. Muitos são transportados para mercados como o Moran, próximo de Seul.


A morte dos cães é lenta e dolorosa. São espancados, queimados e enforcados. Acredita-se que, se você torturar um cão antes de matá-lo, sua carne ficará mais saborosa, e aquele que a consumir terá mais virilidade.
A carne de cachorro é vendida abertamente, embora não seja recomendada aos comerciantes a venda da carne para estrangeiros. Mais de seis mil restaurantes na Coreia do Sul servem comida feita de carne de cachorro – sopas, guisados e bifes.
Isto acontece em pleno século 21, em um grande centro de negócios e tecnologia da Ásia.


Texto retirado do blog Coreia Do Sul por isso, todos os créditos é do mesmo.
________________________________________________________________________________

Todo esse texto do namoro na coreia foi pego no blog De prosa na Coreia por tanto todos os créditos é desse ótimo blog veja o texto original clicando no titulo desse post ou no nome do blog lá em cima para conhecer o espaço do Henrique o dono do blog :D

Namoro, tipos sanguíneos e personalidade


Namoro na Coreia

Aqui na Coreia a vida de quem quer namorar não é fácil. Descobri que os brasileiros (e brasileiras) solteiros reclamam de barriga cheia, porque arranjar namorado no Brasil é mamão com açúcar comparado à Coreia.

Primeiro que aqui namoro não é brincadeira. De maneira geral, só se namora para casar. E a moçada (leia-se "as meninas"), fazem jogo duríssimo na hora da conquista. Como os coreanos são tímidos e tem dificuldades em abordar as meninas, o resultado é o que eles chamam por aqui de "exército dos solteiros".

Para os estrangeiros, como eu, ainda existe um empecilho a mais: namorar um estrangeiro acaba com a reputação da menina coreana. É uma mistura de racismo com machismo.

Racismo, não porque os coreanos tratem mal as pessoas baseados na raça ou nacionalidade. Pelo menos eu nunca vi isso. Muito pelo contrário, vi sempre muitos sorrisos abertos e pessoas dispostas a me ajudar com tudo, além de ouvir elogios aos montes sobre meu nariz grande, olho redondo e sobrancelha grossa. :D

O que chamo de racismo coreano é a ideia de que existe algo como "coreano raça pura", e que eles devem fazer de tudo para que essa raça permaneça pura. Tanto que quando fui a Daejeon visitar os pais do meu amigo Yosep, a primeira coisa que o pai dele me perguntou é se eu era "brasileiro de sangue puro". Eu caí na gargalhada, claro. Mais vira-lata que brasileiro, tá pra existir!

Essa é a desculpa que usam os mais velhos para pressionarem as meninas coreanas a não se deixarem seduzir pelos estrangeiros, que aumentam a cada dia aqui na Coreia. Mas é também um argumento machista, porque quando é um coreano (homem) namorando uma estrangeira, todo mundo bate palma e diz que ele é "o cara". A ideia é de possessão: uma coreana namorando um estrangeiro está sendo roubada deles, enquanto um coreano namorando uma estrangeira está roubando mulher de outro país.


Tipos sanguíneos e personalidade

Mais uma questão para dificultar a vida de quem quer namorar. "Qual é seu tipo sanguíneo?" é uma pergunta que ouvi várias vezes na Coreia e até então não sabia o porquê. Só hoje a professora nos explicou o motivo da pergunta ser tão frequente.

Os coreanos acreditam piamente que o tipo sanguíneo da pessoa afeta sua personalidade, apesar não haver ainda comprovação científica.

Aí vai uma análise de cada tipo, de acordo com os coreanos.

Tipo A

Prós: paciente, pontual, reservado, persistente.
Contras: cabeça-dura, obsessivo, excessivamente autoconfiante.

Às vezes são chamados de "caipiras", gostam das tradições e são leais.

Tipo B

Prós: criativo, flexível, otimista, passional.
Contras: esquecidinho, irresponsável, egoísta.

São considerados os piores tipos na Coreia. O tipo B é visto como o safado, cachorro, sem-vergonha coreano, e se a menina souber que o cara é tipo B no primeiro encontro, muito provavelmente essa será a última vez que se vêem. Ainda que a menina seja mais "cabeça aberta", a pressão da família para que não se case com um tipo B ainda é muito comum. Assistam o filme My boyfriend is type B (Meu namorado é tipo B), estrelado por Han Ji Hye e Lee Dong Gun, e saberão sobre o que estou falando.

Tipo AB

Prós: bacana, simpático, controlado, racional.
Contras: crítico, indeciso, não perdoa facilmente.

Chamados de "humanistas", os do tipo AB são guiados mais pela razão do que pela emoção. Lidam bem com o dinheiro, mas são imprevisíveis.

Tipo O (meu tipo de sangue :D)

Prós: ambicioso, atlético, autoconfiante.
Contras: arrogante, insensível, raso.

Chamados de "guerreiros", os do tipo O são vistos como líderes e excelentes atletas. Eles são extrovertidos e divertidos, mas levam seus objetivos de vencer até as últimas consequências.


(Traduzido do site korea4expats.com)

Interessante é que eu perguntei para o Yosep qual o tipo sanguíneo dele e a resposta foi "A". Então perguntei: "A positivo ou A negativo?". Ele fez cara de interrogação e disse que nunca ouviu falar disso. Então hoje perguntei para a professora e ela disse que isso não faz diferença na Coreia, porque "todo mundo é tipo positivo". Não sei se é ignorância dela, ou se é falha do maravilhoso sistema educacional coreano que não produziu bons livros de biologia, mas até onde eu sei, uma pessoa pode morrer por causa dessa informação!


________________________________________________________
Sabe aquela duvida de como comer o Hashi

1º . Muitos não sabem nem o que é o Hashi vamos explicar
Hashi é Pauzinhos ou palitinhos, também conhecidos como hashi ou fachi, são as varetas utilizadas como talheres em boa parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia.
depois que todos nós sabemos o que vamos aprender a como usa-los


o Video é bem rapidinho e mostra bem direitinho como usa-los












______________________________________________________

Na Asia o que fazer e não fazer?

. Quando se encontrar com uma pessoa a forma de se cumprimentar é se curvando em toda a Asia isso se aplica
. Não se deve assoar o nariz nas ruas de Seul
. Não se deve dar gorjetas para nenhum Professional de Cingapura
. Na Asias as pessoas são muito pontuais, por isso não se atrase em nenhum compromisso
. No Japão a Sopa deve se tomar diretamente na tigela, sem colher

Não retire sem os devidos Créditos: Doçuras Asiáticas
_________________________________________________________________________________

O álcool na cultura coreana – a etiqueta


Já aqui falamos sobre o álcool na cultura coreana, esse post não estaria completo sem uma breve descrição da etiqueta ou normas da cultura coreana quando um grupo se junta para beber uns copos.

Nunca recuse a primeira ronda de bebidas, se não consegue beber ou não gosta, aceite na mesma e finja que bebe. Se recusar a primeira ronda de bebidas irá estragar o bom ambiente no grupo. Se não quer beber mais, depois da primeira bebida pode recusar sempre, invente uma desculpa e recuse a bebida. Se recusar a primeira bebida as pessoas o verão como anti-social. Se não quer beber mais não esvazie o copo, assim não lhe encherão mais o copo.
É contra a etiqueta coreana encher o seu próprio copo, tem de ser outra pessoa da mesa a encher o seu copo. Na cultura coreana, usar as duas mãos para servir a bebida ou para segurar no copo quando receber a bebida é considerado um acto de respeito, devem fazer sempre isto com alguém mais velho que vocês, com um superior ou com alguém que não conheçam bem.



Uma pessoa mais velha ou numa posição superior à sua pode servir a bebida só com uma mão, isso não indica desrespeito. A pessoa mais velha da mesa é a primeira a ser oferecida uma bebida.
Se servir uma bebida a uma pessoa mais velha ou então numa posição social/hierárquica muito mais importante que a sua: Para servir a bebida segure a garrafa com a mãe direita e com a mão esquerda toque no antebraço ou no pulso. Esta posição tem na sua origem o costume antigo de segurar a manga do hanbok para que esta não tocasse na mesa ou na comida. Também é mostrar respeito quando recebe a bebida, coloque a mão que está livre no peito, como sinal de respeito.

exemplo:

Também é comum quando uma pessoa mais velha serve uma bebida, a pessoa que vai receber a mesma, levantar-se e segurar o copo com as duas mãos, depois de fazer uma vénia. Não pode beber antes de a pessoa mais velha levantar o copo e não pode recusar a bebida oferecida por alguém mais velho. Hoje em dia muitas pessoas ajoelham-se ao invés de se porem de pé.
Um copo não deve ser enchido se não estiver completamente vazio, e é considerado falta de educação não encher o copo de alguém quando estiver vazio.
Existem também “regras” o acto concreto de beber, quando bebem com uma pessoa mais velha, ou mais importante, a pessoa mais nova não pode beber virada para essas pessoas, terá de virar a cara para o lado e beber de lado. Beber enquanto olha directamente para uma pessoa mais velha é considerado falta de respeito.
Pode encorajar as outras pessoas a beberem, isso não é visto como desrespeito, normalmente quando quer que alguém beba diz-se “one shot” para que a pessoa beba tudo de uma vez. E é de bom-tom encher o copo de outras pessoas quando este está vazio.
Quem paga? Geralmente, apenas uma pessoa pagará a conta, quando duas ou mais saem para beber. Quando um superior bebe ou janta com os seus subordinados, ele ou ela são especialmente sensíveis em relação ao pagamento da conta. Porque o costume dita que ele ou ela façam o maior esforço possível para pagar a conta. Enquanto os outros irão “fingir” uma discussão insistindo que desta vez devem ser eles a pagar e que para a próxima a outra pessoa pagará.





Quando está com um grupo de amigos próximos não precisa de seguir todas estas regras, entre amigos muitas destas normas não se aplicam.

Fontes: eyesinkorea

Creditos: Coisas Da Coreia+ Doçuras Asiáticas 


_________________________________________________________________________________


Como morar e trabalhar na Coréia do Sul ~

 한국에 살고

O que você vai precisar ~

 Passaporte.
Você precisa dar entrada nesse documento pelo menos seis meses antes da viagem.
 2 Fotos de passaporte.
 Taxa de inscrição.
 Registro de estrangeiro.
Você precisa levá-lo com você o tempo todo.
 Visto(Visa)
 Certificado de estudante estrangeiro.
 Copia da matricula ou contrato.

Os estudantes ou trabalhadores estrangeiros são obrigados a visitar o Escritório de Imigração. Com jurisdição sobre seu local de residência no ENGea e passar por registro de estrangeiro dentro de 90 dias após a chegada
Notificar Mudança de Detalhes no Cartão de Registro de Estrangeiro (ID Card) dentro de 14 dias.
Você precisa de uma autorização para sair e retornar ao pais.
Para prolongar sua estadia de entrada no escritorio de imigração com dois meses de antecedencia, se voce der entrada depois desse prazo será punido.
Não fale ao telefone nos escritórios de imigração, principalmente durante as inspeções.

Universidade coreana.

Bolsas de estudo com dormitório ~
As bolsas são bem freqüentes e abrangem muitos cursos. Você pode optar por aulas em inglês ou coreano e dormitório.
As vagas são disponíveis para ensino fundamental, médio, graduação e pós graduação.

Confira as vagas e se increva aqui:



Simon e Martinal, casal de professores da Coréia famosos por seu vlog.
Emprego ~
As oportunidades são raras mas são satisfatorias. Não existem vagas operacionais ou de atendimento, apenas vagas para profissionais formados. Vagas de meio periodo não oferecem moradia.

Para empregos de meio período: 
Hi Korea
Empregos em tempo integral: 
Korea Immigration Service

Ótimas oportunidades para professores fluentes em inglês e outros profissionais.

Moradia ~
A moradia padrão da coréia é uma espécie de kit net chamada one-room (원룸), onde o aluguel pode chegar perto dos 1.000 R$. Esse tipo de moradia está se popularizando com o crescimento do país, já que terrenos e hanuks são cada vez mais raros e caros.
Um one-room possui um quarto, um banheiro, cozinha, varanda e uma minúscula área destinada para a sala.
Muitas pessoas alugam one-rooms como escritórios pessoas.

Se você estiver inscrito em uma vaga com dormitório não precisa se preocupar. Muitas empresas também fornecem moradia aos funcionários.

Não se esqueça que você precisa informar ao consulado de imigração toda vez que for se mudar.



Visto permanente ~
Concebido apenas para quem tem pais ou filhos coreanos. Também pode ser concebido por casamento.


As vantagens de ser um professor na Coréia  são inúmeras. Alem de terem mais vagas disponíveis as condições são perfeitas.
Além de um bom salário também estão inclusos moradia e outros. E as classes ainda são de apenas 12 ou 20 alunos. Pra isso você só precisa de fluência em inglês e um bacharelado. Muitas escolas nem pedem experiência.

Links com mais sobre moradia, emprego e estudo.
Créditos ao: Reira Online Magazine+ Doçuras Asiáticas 
__________________________________________________________________

Etiquetas Coreanas
 

Regras que você deve seguir:
☆ A regra mais importante (Pra quaisquer pais asiático) é tirar os sapatos antes de entrar na suposta casa. Se você não fizer isso eles podem nunca te convidar de novo.

☆ Não critique o Super Junior(Sério). Eu acho melhor não criticar o K-POP em geral

☆ Se alguma pessoa velha te oferecer comida com as mãos, mesmo que você ache nojento, aceite.

☆ Falar alto em publico não é aceitado ao menos que você esteja em um bar. Apenas pessoas de idade podem fazer isso, se não as pessoas vão mandar você se calar.

☆ Usar assentos reservados, mesmo que o onibus ou metro estejam vazios.

☆ Quando for entregar algo pra alguem, ao invés de apenas estender o braço você deve ultilizar seu outro braço apoiando o cutuvelo do braço que está entregando.

☆ Enfiar os hashis no arroz, coloque os sobre o descanço pra hashis. Hashis enfiados no arroz são usados como oferenda aos mortos.

☆Quando for chamar um garçom ou um taxi, levante o braço e sua palma da mão precisa estar pra baixo e estão faça movimentos de vai e vem com todos os dedos, não use a palma da mão pra cima ou apenas estenda o braço, os coreanos acham que chamar com a palma da mão pra cima(como na imagem abaixo) só deve ser usado com cães, é uma extrema falta de respeito.



☆ Use as duas mãos pra segurar uma tijela ou um copo quando alguém estiver te servindo.

☆ Quando for em uma casa de banhos seus conhecidos vão quer te esfregar inteira, e vão pedir pra você fazer o mesmo, então aceite apesar de doer muito.

☆ Trate os mais velhos com respeito absoluto.

☆ É falta de educação pedir para fazer um "tour, Passeio" na casa de algum coreano.




Conselhos sobre conversação:

☆ Nunca se comprometa com um coreano (a) ao menos que esteja mesmo afim de um relacionamento e tenha condições de ir pra Coréia, porque eles não viram aqui. Relacionamentos são levados muito a sério lá.

☆ Não suponha ser violenta, principalmente quando o assunto são crianças, nunca diga que ia bater ou matar uma nem de brincadeira. Se você fizer isso eles nunca mais te olharam da mesma maneira.

☆ Cuidado em como fala com sua paquera, se você pisar na bola eles nunca mais vão falar ou ter contato com você.

☆ Não chame os garotos de oppa em um primeiro encontro, mas você pode usar unnie e hyung, eles vão adorar.




Sobre os coreanos:
☆ Se algum coreano estiver afim de você ele sempre irá perguntar oque você está fazendo, com quem está, aonde foi e etc. Portanto não se assuste.

☆ É comum perguntarem sua idade quanto estão te conhecendo.

☆ Coreanos são bem apressados com os relacionamentos, se te querem como amigos vão dizer que querem ser seus amigos na primeira conversa, tambem vale pra namorados.

☆ Você nunca vai ver trocas de carinhos entre casais ao vivo, o amor é algo muito intimo.

☆ Eles detestam tatuagens.

☆ Coreanos costumam beber e fumar demais, assim como nos doramas eles bebem até não aguentarem mais, mas isso é considerado normal.

☆  Geralmente os homens gostam muito de se mostrar, mesmo que passem vergonha.

☆  Eles são muito intrometidos.

☆  São vaidosos ao extremos e fazem de tudo pra cuidar da pele.

 ☆ Coreanos praticam muito bullying  e quem tenta ajudar algum colega nessa situação também vai sofrer do mesmo. O bullying é algo forte que o governo coreano não se importa.

  ☆ São obsecados por magreza extrema.


~ ~ Por favor comentem ~~ me façam feliz : (

Créditos a: Reira Online Magazine + Doçuras Asiáticas 

_________________________________________________________________________________

Ondol 온돌



Com certeza já reparam que na Coreia, como em muitos outros países asiáticos, há o hábito de retirar os sapatos quando se entra em casa e mesmo em alguns restaurantes. Portanto nas casas coreanas não se anda calçado com os sapatos com que se anda na rua mas sim com uns chinelos próprios para uso caseiro.

As razões por trás deste comportamento são muito antigas, desde a Idade do Bronze que esse costume existe. O ondol  온돌  (também chamado gudeul 구들) é um sistema de aquecimento próprio da arquitetura coreana que ficava sob o chão e o aquecia o mesmo, usando a transferência direta de calor de uma fornalha. Os componentes principais de um ondol tradicional eram uma fornalha ou forno (agungi; 아궁이) que se podia aceder a partir de uma divisão adjacente (normalmente uma cozinha ou quarto principal, e era também usado para cozinhar), um chão elevado de alvenaria com passagens para o fumo colocadas por baixo e uma chaminé vertical no lado oposto, no exterior, para ventilação. O chão aquecido é suportado por pilastras ou divisórias de pedra para distribuir o fumo, cobertas por lajes de pedra, barro e uma camada de uma material impermeável como papel oleado.

No inverno, era normal comer, receber convidados e dormir no chão e por isso era importante manter a limpeza do chão, impedindo que os sapatos sujos ou as impurezas vindas de fora maculassem o chão.

Ainda hoje se mantém esse hábito de não utilizar sapatos dentro de casa de forma a manter as carpetes e o chão limpos. Atualmente o sistema de aquecimento é obviamente diferente mas a ideia mantém-se e cerca de 90% das casas coreanas têm piso radiante.


Créditos:  coisasdacoreia+ Doçuras Asiáticas 


_________________________________________________________________________________

[CULTURA] Idade Coreana



Na Coreia, tal como noutras culturas orientais, a idade é contada de forma diferente. Por isso, é comum existirem dúvidas quando um coreano diz ter 22 anos apesar de, para nós, ter 20 anos.

Existem duas grandes diferenças:
Para os coreanos, o tempo que vai da concepção ao nascimento, conta como o primeiro ano de vida. Ou seja, todas as crianças nascem já com um ano de idade.
A outra grande diferença é que, ao contrário dos ocidentais que acrescentam todos os anos um ano de idade na data do seu aniversário, os coreanos fazem no ano novo.
Por outras palavras, é como se fosse uma grande festa de aniversário coletiva (com toda a população coreana).

Segundo a tradição, na manhã do primeiro dia do ano, todos comem tteoggug, que é uma sopa feita de bolos de arroz. Desta forma, eles “comem” mais um ano, acrescentando-o assim à sua idade.
Mas a diferença de idade pode variar entre um e dois anos! Passo então a explicar:
Uma criança nascida em novembro, tem um ano de idade, mas ao início de janeiro passa a ter automaticamente dois, pois é-lhe adicionado um ano à idade. Logo, enquanto ela teria 2 meses no ocidente, na Coreia já tem dois anos!

Há ainda quem se guie pelo calendário lunar e, como tal, ao invés de comemorarem o aniversário no primeiro dia do ano, fazem-no no primeiro dia do ano lunar, que ocorre, por norma, no início de fevereiro.
Contudo, o modelo ocidental é utilizado mas, regra geral, para documentos oficiais.

Não pensem que a data de aniversário é completamente esquecida pelos coreanos. Já é frequente, especialmente para os mais novos, fazerem-se festas. A única diferença é que a idade só será alterada na altura do ano novo.

Espero que tenham gostado deste post, e que eu tenha ajudado a compreender a lógica da idade coreana.

Créditos: kpopt+ Doçuras Asiáticas 

8 comentários:

  1. obg... agora sei um pouco mais sobre lá... vou pra la no da qui uns dias... precisava conhecer um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desponha amore...Que otimo que pude ajudar ;)
      É sempre bom saber mais do lugar que estamos indo né?
      tenha uma BoA Viajem e aprenda muito por lá
      kissus e obg pelo comentario

      Excluir
  2. Nossa muito bom mesmo essas informações sobre a Coréia. Muito bom o seu blog, continue assim.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado querido anônimo
    é apenas um pouco do que encontrei por ai pesquisando mais sobre meus sonhos e tentando mostrar ao maior numero de pessoas possíveis :)

    ResponderExcluir
  4. 정말 좋아! Parabens! muita informacao valiosa apresentada de maneira simples, direta e descontraída. e obrigado aprendi coisas novas e tirei algumas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, por nada fico muito feliz em ajudar pessoas que assim como eu se interessa na Asia no geral e não apenas em sua musica :D
      E fico mais feliz ainda em ter ajudado de certa forma,
      Obrigado você por expor o que acho do post fico feliz em recebe-los <3
      Volte sempre que precisar, atualizaremos em breve ;)

      Excluir
  5. wow! obrigada pelo post, vendo isso eu nao sabia de quase nada sobre a ásia!tirei varias duvidas inclusive :)

    ResponderExcluir
  6. Estava mesmo precisando dessa informações. Daqui á três anos irei para lá com meu irmão mais velho.. Algumas coisas são muito confusas!! Mesmo assim muito obrigada. Seu blog é ótimo! Continue assim^^

    ResponderExcluir

Curta Nossa FãPage